Itens fundamentais do sistema de suspensão que, além da função de amortecimento, também garantem a segurança do motorista, os amortecedores são responsáveis por atenuar impactos na carroceria, frear os movimentos da mola e manter os pneus em contato com o solo. Amortecedores já desgastados comprometem a estabilidade do carro em curvas e a boa dirigibilidade.
Alguns sinais podem indicar esse desgaste: vibrações e ruídos na suspensão, balanço excessivo após freadas e arrancadas, perda da constância em curvas, aquaplanagem, vazamento de óleo, pular excessivo das rodas, redução do contato entre o pneu e solo e deterioração prematura dos pneus.
O que você deve falar ao cliente da sua oficina: após os 40.000 km, é necessário fazer a revisão dos amortecedores a cada 10.000 km em uma oficina especializada e de confiança, já que a durabilidade varia de acordo com a marca e modelo do veículo. Além dos amortecedores, existem outras peças que fazem parte da suspensão, como pivôs, bandejas, molas, coxim, coifa e entre outras que podem também comprometer a funcionalidade.
O motorista pode preservar os amortecedores com alguns cuidados simples, como evitar o excesso de peso, passar em lombadas ou buracos em velocidade compatível e fazer regularmente o alinhamento e balanceamento que podem prolongar a vida útil dos amortecedores.
Existem vários fabricantes, para várias montadoras e diversos veículos, portanto, cada veiculo tem seu modelo, tamanho e formato de amortecedor.
No mesmo veiculo, sempre possuem 2 modelos de amortecedores, os dianteiros são diferentes que os traseiros.
Veja alguns modelos, formados e tamanhos de amortecedores na imagem abaixo: